Área do Catequista

Detalhe Igreja Matriz

Olá, catequista!
Encontre aqui, as orientações básicas para a catequese virtual em 2021

Diante da realidade da pandemia e da insegurança quanto ao futuro, nossa paróquia está propondo uma catequese virtual. Nesse modelo, o catequisando terá acesso à catequese semanal através do site paroquiabomjesus.org.br/catequese.

Para que haja sucesso, é necessário compreender que é uma catequese feita por “várias mãos”: a equipe que prepara os materiais; a comunidade que divulga, compreende e incentiva; os catequistas que acompanham e ajudam os catequizando; as famílias que irão ajudar os catequizandos na inscrição e no processo ao longo dos encontros; e, por fim, os catequizandos que são os(as) destinatários(as) da catequese.

Guias passo-a-passo em pdf

Baixe os documentos em pdf, imprima ou divulgue para seus catequizandos

Compreendendo o processo

O papel do catequista

•    O catequista será o contato de referência para os catequizandos quando eles precisarem de ajuda e, também, serão responsáveis por incentivá-los a assistir os vídeos, realizar as atividades semanais e enviar lembretes quando um novo material for postado.
•    Também receberão da equipe relatórios dos catequizandos que não estão acessando os materiais ou que estão atrasados. Nestes casos, o catequista deverá entrar em contato com a criança, jovem ou família para verificar se estão com alguma dificuldade ou para motivar a participação.
•    Sugerimos que, caso ainda não haja, os catequistas criem grupos de WhatsApp ou encontrem meios de manter contato constante com seus catequizandos.
•    As turmas já existentes manterão as mesmas.

Como serão os materiais

•    Postagens ocorrerão todas as segundas-feiras, a partir de 7 de junho.
•    Serão subdivididas em 3 partes:
o    Um vídeo abordando o tema da semana.
o    Materiais extras, como vídeos, filmes ou textos, para complementar a explicação do vídeo principal.
o    Uma atividade, que o catequizando deverá entregar por meios eletrônicos - de preferência, no grupo de WhatsApp da turma que ele faz parte. Essa atividade será considerada como uma resposta do catequizando ao que ele ou ela aprendeu com o material da semana.
•    Como dito anteriormente, será papel do catequista lembrar os seus catequizandos de enviar as atividades e tirar suas dúvidas, quando necessário.

Como será o acesso dos catequizandos aos materiais

•    Para acessá-los, os catequizandos deverão:
o    Entrar no site da Paróquia: www.paroquiabomjesus.org.br/catequese
o    Fazer seu cadastro da seguinte forma:
      - Clicar em Ambiente Virtual da Catequese
      - No primeiro acesso, escolher a opção Registre-se
      - Preencher todos os campos solicitados: Nome e sobrenome, e-mail, criar uma senha, a atuação (catequizandos), um telefone para contato, a comunidade que reside e o nome do catequista.
      - Após tudo preenchido, clica em Registrar-me.
      - O próximo passo, escolher a sala: Catequese de Primeira Eucaristia ou Catequese de Crisma.
      - Clicar em Entrar e depois em Participar.
      - Feito isso, terá acesso aos materiais.

o    O cadastro poderá ser feito antecipadamente:
      - Acessar o site www.paroquiabomjesus.org.br e clicar em Entrar / Registrar-me

•    Os materiais serão dispostos por semanas (1, 2, 3...) e dentro de cada uma delas estarão o vídeo, os materiais extras e a atividade – que chamamos de etapas.
•    O catequizando precisará acessar uma etapa de cada vez (o vídeo, o material extra, a atividade).
•    Após terminar cada etapa, ele precisará marcar o botão Concluir. Somente assim, ele conseguirá visualizar a etapa seguinte.
•    Para crianças e jovens que tem dificuldade no acesso à internet, vamos verificar como proceder.

Grupo de WhatsApp para avisos

•    Criamos um grupo de WhatsApp específico para enviar notificações aos catequistas.
•    Ele não é aberto para bate-papo.
•    É muito importante que todos participem.
•    Pedir link de acesso para Bruno (35) 99983-6662.

Como será a divulgação

•    1º: será publicado vídeo do pároco informando sobre a novidade
•    2º: serão publicadas orientações de acesso no site
•    3º: criação ou atualização dos grupos de WhatsApp com os catequizandos
•    4º: iniciar comunicação catequista > catequizando incentivando a participação e tirando dúvidas iniciais

Suporte

•    O Padre Odair, Anderson, Bruno – inicialmente – estarão disponíveis para tirar dúvidas dos catequistas quanto ao acesso e utilização dos materiais, pelos telefones (35) 3463-1180, (35) 99983-6662 e pelo e-mail pascombuenobrandao@gmail.com.