Catequese 2021: como será e outras informações importantes

Diante da realidade da pandemia e da insegurança quanto ao futuro nossa paróquia está propondo uma catequese virtual. Nesse modelo o catequisando terá acesso a catequese semanal através do site da Paróquia Bom Jesus (www.paroquiabomjesus.org.br/catequese).

Para que haja sucesso é necessário compreender que é uma catequese feita por “várias mãos”: a equipe que prepara os materiais; a comunidade que divulga, compreende e incentiva; os catequistas que acompanham e ajudam os catequisando; as famílias que irão ajudar os catequizandos na inscrição e no processo ao longo dos encontros ; e por fim os catequizandos que são os(as) destinatários(as) da catequese.

Visando favorecer a participação na catequese a partir deste mês oferecemos abaixo algumas dicas e passos importantes para os catequizandos, suas famílias, os catequistas e comunidade em geral.

Como serão os encontros virtuais

Os materiais dos encontros virtuais serão postados todas as segundas-feiras, a partir de 7 de junho.

Cada encontro será composto por 3 etapas:

1. VÍDEO abordando o tema da semana.

2. MATERIAIS EXTRAS, como vídeos, filmes ou textos, para complementarem a explicação do vídeo principal.

3. ATIVIDADE que o catequizando enviará no grupo de WhatsApp da turma que ele faz parte (ou outro método escolhido pelo seu catequista).

Como será o acesso aos materiais dos encontros

Para acessá-los, os catequizandos deverão se cadastrar no site da Paróquia e escolher uma sala: Catequese de Primeira Eucaristia ou Catequese de Crisma.

Primeiro acesso

Confira o passo-a-passo:

1. Entre no site www.paroquiabomjesus.org.br/catequese

2. Clique em Primeiro acesso? Registre-se no site

3. Preencha todos os campos solicitados: Nome e sobrenome, e-mail, crie uma senha, em atuação escolha: Catequizando, telefone para contato, a comunidade que reside e o nome do catequista (caso não saiba, digite “Não sei”).

4. Clique em Registrar-me.

5. O próximo passo será escolher a sala. Clique em Ambiente Virtual da Catequese.

6. Escolha uma sala (Catequese de Primeira Eucaristia ou Catequese de Crisma) e clique em Entrar.

7. Clique em Participar.

8. Pronto! Você já terá acesso aos encontros. Se estiver usando um computador, os verá dispostos na coluna à esquerda.

9. Clique sobre a semana desejada para visualizar as etapas (vídeo, material extra e atividade). Ao clicar sobre a etapa, o conteúdo será mostrado à direita da tela.

Acessos posteriores

1. Nos acessos posteriores, acesse o site e clique em Ambiente Virtual da Catequese.

2. Na sala que você estiver participando, verá a mensagem “Você é um participante”.

3. Clique em Ver para ter acesso ao conteúdo dos encontros.

Baixe o guia passo-a-passo em PDF

Guia do Catequizando e sua família:

Ambiente Virtual Guia Catequizando
.pdf
Download PDF • 605KB

Guia do Catequista

Ambiente Virtual Guia Catequista
.pdf
Download PDF • 604KB

Grupo de WhatsApp com o catequista

As crianças e jovens que já tinham realizado encontros com os seus catequistas presencialmente – antes de março de 2020 – ou virtualmente – durante o ano passado, continuarão tendo como referência o mesmo catequista.

Os catequizandos que entrarem na catequese neste momento (junho/2021), deverão aguardar a coordenação indicar o catequista responsável. No entanto, já poderão dar início aos encontros virtuais em 7 de junho.

Os catequistas foram orientados a criar um grupo de WhatsApp com todos os seus catequizandos, além dos pais ou responsáveis, para que mantenham contato constante.

O grupo também será o meio pelo qual os catequizandos deverão encaminhar as atividades propostas após cada encontro semanal.

Dúvidas

Em caso de dúvida quanto aos encontros ou necessidade de suporte para realizar seu cadastro no site, entre em contato com o catequista responsável ou com a Secretaria Paroquial pelo telefone/WhatsApp (35) 3463-1180.