Confissões Comunitárias 2021

Atualizado: 4 de mar. de 2021

Neste ano, não haverá o "mutirão de confissão", devido as restrições do momento. Mas, acontecerão quatro momentos de Confissão Comunitária em nossa Paróquia.

Reserva

Não é necessário reservar lugar e você pode participar apenas de uma celebração, dando oportunidade à mais pessoas.

Datas

Todas as celebrações penitenciais acontecerão no Centro Comunitário Bom Jesus:

- Dia 17/03 às 19h

- Dia 24/03 às 19h

- Dia 31/03 às 19h

- Dia 02/04 às 08h

Saiba mais

A confissão individual é a forma ordinária do Sacramento da Penitência. Mas, diante de necessidades pastorais, o Bispo Diocesano pode permitir que a confissão aconteça de forma comunitária, sendo esta uma forma extraordinária da celebração do Sacramento.

O Perdão é dom de Deus, expressão de Sua misericórdia infinita. O perdão não é mérito humano, mas sim, expressão do amor de Deus, por isso é importante ao fiel que vai participar da confissão comunitária, ter sincero arrependimento dos pecados e a disponibilidade do coração para recomeçar. Deus conhece o nosso coração, sendo assim, a confissão sacramental de forma comunitária vai pedir um exame de consciência muito sincero do fiel, para que à luz dos valores do Evangelho possa olhar o que precisa ser transformado em sua vida, para que a santidade volte a ser uma busca fundamental do seu coração.

A confissão comunitária é sempre iluminada por um texto do Evangelho, que ajuda o fiel a olhar para o seu interior e a perceber todas as realidades da sua vida que precisam ser diferentes: pensamentos, palavras, atitudes, o relacionamento familiar, o convívio no ambiente de trabalho, na vida de comunidade, e a vivência da justiça e da caridade. O Perdão que Deus derrama em nossos corações, mediante nosso sincero arrependimento é para que a Verdade do Amor prevaleça em nossa vida. Pois só o amor verdadeiro nos santifica.

Importante ressaltar: a confissão comunitária deve ser buscada pelo fiel enquanto a confissão individual ainda não é possível de acontecer, devido a segurança do fiel e do sacerdote. Porém, assim que for possível a confissão individual, o fiel deve procurar fazê-la, pois ela é a forma ordinária do Sacramento. Vivemos um tempo extraordinário em nossa pastoral, por isso a confissão pode acontecer de forma comunitária e com plena validade.

Fonte: https://www.a12.com/santuario/noticias/confissao-comunitaria-entenda-como-e-a-celebracao-e-confira-os-horarios