Cristian Diego da Rosa: muito em breve nosso mais novo padre

Cristian chegou em Bueno Brandão em 11 de fevereiro para exercer seu diaconato. No dia 17 de junho, acompanharemos a sua Ordenação Presbiteral. Em pouco mais de um ano - de março de 2022 até agora, temos a alegria de acompanhar de perto a terceira ordenação de um sacerdote.

Quem sou eu?

"Sou de Paraisópolis, Minas Gerais, a minha paróquia de origem é a Paróquia São José e é daqui que eu começo a partilhar com vocês a minha história vocacional.

Desde muito pequeno, eu sempre ouvi o chamado de Deus e tive vontade de fazer um discernimento vocacional. Comecei na minha paróquia como coroinha, a maior parte dos anos foram servindo ao altar enquanto era pároco o Cônego Brás. Ele sempre incentivava as vocações, especialmente aqueles que estavam com ele, a buscar discernir o chamado de Deus para as suas vidas.

Eu conheci o Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora e entrei para fazer a minha primeira experiência no em 2003.

Morei no seminário e fiquei um ano e meio. Em 2004, retornei para minha casa. Nesse tempo, eu cursei o seminário menor, onde se fazia com os últimos anos do colegial. Então eu fiz o segundo colegial e parte do terceiro. Voltei para minha casa e lá comecei a trabalhar, segui a minha vida, estudei e, no meio desse caminho, de novo veio o chamado do Senhor me cobrando uma resposta.

De fato, Deus havia me chamado e por algum momento, eu deixei esse chamado de Deus dormindo dentro do meu coração.

Voltei a fazer uma experiência no Seminário em 2013. Fiz um caminho de formação com a equipe da época e regressei ao seminário em 2014 para fazer o propedêutico, que é um ano de preparação e de inserção na vida do Seminário.

Eu continuei o meu caminho, fazendo filosofia, teologia, e estágio pastoral na Paróquia Sant'Ana, em Sapucaí Mirim e exerço meu diaconato na Paróquia Bom Jesus, em Bueno Brandão.

Missa de acolhida do Diácono Cristian e sua família

É uma caminhada vocacional repleta da alegria e, sobretudo, da presença de Deus. A presença de Deus que jamais deixou faltar algo para que a minha caminhada, de fato, fosse iluminada pela sua graça.

Tenho certeza que você que sente o chamado de Deus na sua vida, deseja discernir esse chamado pode ser ajudado como eu fui, como eu estou sendo ainda, pela formação do Seminário Arquidiocesano, sobretudo pela Pastoral Vocacional Arquidiocesana. Se você sente esse chamado de Deus, não tenha medo de responder, não tenha medo de dar uma chance para sua felicidade.

Sou testemunha de que nós só somos felizes quando realizamos a vontade de Deus em nossas vidas. Realize você também a vontade de Deus em sua vida, faça seu discernimento com tranquilidade, iluminado pelo Espírito Santo. Qual é a vocação para a qual Deus te chama? Que seja feliz vivendo essa vocação.

Essa é a alegria que eu consigo compartilhar com você, a alegria de poder estar seguindo Jesus, alegria de estar no caminho que me configura ao Cristo Bom Pastor.

Confio minhas orações a vocês. Reze para que mais jovens tenham a coragem de dizer sim ao chamado de Deus."

(Texto adaptado do depoimento em vídeo ao Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora disponível em https://youtu.be/WcIZa90I-VI)