Frei Glaicon, OFMCap é ordenado presbítero

Seu lema de ordenação é “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o evangelho a todas as criaturas”, inspirado em Mc 16,15.

A celebração ocorreu às 18h do último sábado (28 de maio), na Igreja Matriz do Bom Jesus, em Bueno Brandão (MG), e contou com a presença dos frades menores capuchinhos, religiosos, familiares e amigos do Frei.

O padre Frei Glaicon Gilvan da Rosa, OFMCap nasceu em Bueno Brandão em 18 de março de 1991, filho de José Vicente da Rosa e Edna Alcinda Ribeiro da Rosa. Em 22 de fevereiro de 2011, o jovem Glaicon iniciou o seu itinerário formativo na Fraternidade de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Patos de Minas (MG). Em 12 de outubro de 2012, deixou Patos de Minas para outra etapa da sua formação, o noviciado, na cidade de Teresópolis (RJ).

Padre Frei Glaicon professou seus primeiros votos religiosos, ou votos simples, de obediência, castidade e pobreza, no dia 17 de novembro de 2013. Em dezembro de 2016, terminou a faculdade de filosofia e iniciou atividades missionárias no ano de 2017 em Rio Branco (AC). Renovou seus votos religiosos no dia 29 de novembro de 2017 e retornou para Minas Gerais.

Em 2018, iniciou os estudos teológicos. Em novembro de 2020, foi transferido para Juatuba (MG) e terminou a graduação em teologia em dezembro do mesmo ano. Após renovar os votos por 7 anos consecutivos, no dia 18 de dezembro de 2020, professou os votos perpétuos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

No dia 7 de agosto de 2021, foi ordenado diácono por dom José Carlos de Souza Campos, bispo diocesano de Divinópolis (MG), na igreja São Sebastião. Morou em Juatuba até setembro de 2021, retornando em Belo Horizonte (MG), desta vez, na Fraternidade Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, onde atuará, agora, como presbítero.

O óleo, em toda a Sagrada Escritura, simboliza a força, o alimento, a luz, e o remédio que vêm de Deus.

Dom Frei Antônio Roberto Cavuto, OFMCap ata as mãos do Frei Glaicon, OFMCap

Pela unção das mãos, o novo presbítero tem a participação peculiar no sacerdócio de Cristo como sinal de sua consagração definitiva. Depois de ungidas, as suas mãos foram atadas por Dom Frei Antônio e desatadas para serem colocadas a serviço do povo de Deus. Seus pais, desataram as suas mãos, participando das primícias do ministério de seu filho e doando-o à Igreja

Durante a ladainha de todos os santos, pedimos que se unam a nós para que o coração do eleito seja preparado pelo Espírito Santo e ele se torne um dom para o povo de Deus.

Frei Glaicon, OFMCap prostrado durante a Prece Litânica

Frei Glaicon se prostrou, num gesto de humildade, despojamento e abandono, sendo ordenado não por seus merecimentos, mas porque Deus o chamou pela sua infinita misericórdia, mesmo com suas fraquezas.

Frei Carlos Fabiano e Padre José Raimundo Prado aguardam com Frei Glaicon para o vestir com os paramentos de presbítero

O novo presbítero foi revestido com a estola presbiteral e a casula, pelas quais é manifestado exteriormente o ministério que a partir de agora ele realiza na liturgia a serviço da comunidade.

Sobrinhos do Frei Glaicon levam os paramentos

Revestiram-no Frei Carlos Fabiano, Frade Capuchinho, que trabalhou em Bueno Brandão na década de 70 e de quem Frei Glaicon conheceu o testemunho da vida Capuchinha e Padre José Raimundo Prado, padre desta Arquidiocese, que trabalhou muitos anos à frente dessa Paróquia do Bom Jesus e foi quem batizou, deu a Primeira Eucaristia e estava presente na Crisma de Frei Glaicon.

Os paramentos presbiterais foram entregues pelos seus sobrinhos.

Como padre, Frei Glaicon dá a sua primeira bênção aos seus pais

Confira a celebração na íntegra

Texto: Arquidiocese de Pouso Alegre e Rito de Ordenação

Fotos: Pascom