top of page

Padre Cristian Diego da Rosa: de diácono a vigário paroquial

Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) recebeu mais um sacerdote: Diácono Cristian foi ordenado presbítero no último sábado, 17, por dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, na Paróquia São José, em Paraisópolis (MG). Na sua primeira missa em Bueno Brandão, foi lida a provisão de Vigário Paroquial.


Foto de Caroline Catuzo



A Ordenação


Dom Majella presidiu a celebração da ordenação presbiteral do diácono Cristian, a qual contou com a presença de membros do clero arquidiocesano, religiosos e cristãos leigos que se reuniram para celebrar esse momento importante para a arquidiocese.


Foram seus padrinhos eclesiásticos os padres Heraldo José dos Reis, Leonardo Pereira Almeida e Luciano Aparecido Pereira. Os padrinhos leigos foram José Fernando de Freitas Pinto, Thaís Aparecida de Salles Afonso, Maria de Lourdes Santos Paiva e Agnaldo Pereira Paiva. O neossacerdote Cristian escolheu como lema de sua ordenação presbiteral: Anunciar a insondável riqueza de Cristo” (Ef 3,8).


Filho de Raimundo Donizete da Rosa e Silvia Helena Ribeiro Rosa, Cristian nasceu na cidade de Paraisópolis e, desde muito cedo, como coroinha e participando da missa com as crianças, sentiu-se chamado por Deus para o seguimento radical a Jesus. Motivado pela presença de diversos sacerdotes e seminaristas, sobretudo pelo cônego Braz Tenório da Rocha, conheceu o Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora no ano de 1999. Após fazer um período de encontros vocacionais, em 2003 ingressou no seminário, onde cursou o Ensino Médio. Ao final desse curso, retornou para sua família, dedicando-se a estudos particulares, às atividades pastorais em sua comunidade natal e ao trabalho.


Em 2013, após ter contato com uma propaganda vocacional e fazer uma visita ao seminário, sentiu-se novamente chamado por Deus. No ano seguinte, retornou ao seminário, cursando o Propedêutico, Filosofia e Teologia.



Foto de Claudia Couto

Durante o período de seminário, exerceu sua atividade pastoral em várias comunidades da arquidiocese: Paróquia São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista (MG); Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição dos Ouros (MG); Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre (MG); Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Caldas (MG), e Paróquia São João Batista, em Cachoeira de Minas (MG). Além disso, trabalhou na Pastoral Vocacional e na Pastoral da Comunicação, em âmbito arquidiocesano.


Foi ordenado diácono no dia 9 de dezembro de 2022, na Paróquia Sant’Ana, em Sapucaí Mirim (MG), onde realizava seu estágio pastoral. Em dezembro daquele mesmo ano, foi transferido para a Paróquia Bom Jesus, em Bueno Brandão (MG), onde exerceu seu ministério diaconal. Nessa paróquia, o neo sacerdote exercerá, como vigário, o início do ministério presbiteral.


Para o padre Cristian, a aproximação com o povo conforta e confirma o chamado de Deus em sua vida, para que ele se configure ao Cristo, Bom Pastor.


“Celebrar minha ordenação no contexto do ano vocacional é confirmar que, se deixarmos nossos corações arderem pelo chamado e nossos pés prontos para o caminho, Deus completará a nossa vida com a sua graça. A ordenação toca profundamente a mim enquanto ser humano e vocacionado, mas toca profundamente o ser da Igreja. A graça de Deus reservada para mim está em vista da graça de Deus reservada a todos. O sacerdote não se faz sacerdote para si próprio, mas se faz para a santificação do Corpo de Cristo que é a Igreja”, comentou o padre Cristian sobre sua ordenação presbiteral.

Dom Majella, em sua reflexão, destacou que a vocação do neossacerdote Cristian é benção de Deus para toda a Igreja e expressão da diocesaneidade. O dom da vocação do novo padre enriquece a Igreja Particular de Pouso Alegre, disse o arcebispo. Além disso, ele se lembrou que, neste ano, a Igreja celebra o Ano Vocacional. Por isso, todas as vocações, as religiosas, as matrimoniais e as de tantos ministérios nas comunidades, são fundamentais para a Igreja. Na sua homilia, o arcebispo explicou o sentido da memória litúrgica do Imaculado Coração de Maria, que a Igreja celebra hoje (17). Para ele, o coração de Maria é simples, forte, humilde, grato e alegre pela graça de Deus em sua vida. A partir do exemplo do coração de Maria, o arcebispo refletiu que, por meio da sua vocação e da sua vida, o coração do novo padre é chamado a buscar a insondável riqueza do Amor de Cristo. No coração de Maria, Mãe de todas as vocações, o diácono Cristian deve colocar seu “Eis-me aqui”, exortou dom Majella. Além disso, ele comentou as passagens bíblicas de Isaías 61,9-11; Efésios 3,2-12 e Lucas 2,41-51.



Foto de Claudia Couto

“Diácono Cristian, seu coração se abriu ao chamado do Bom Pastor. Que seu coração esteja sempre unido a Jesus, em comunhão com ele. Que seu coração seja um coração de sacerdote, a serviço da Igreja. Que a bondade do Senhor esteja sempre com você e seja sua força, principalmente diante dos desafios. O sacramento da ordem que está para receber o faz participar da missão de Cristo. Querido diácono, saiba seguir a Jesus e traduzir o amor a Jesus como zelo pela salvação das almas. Esteja disposto a ser um bom pastor, a exemplo do Bom Pastor, Jesus Cristo”, recomendou o arcebispo ao novo sacerdote.

Ao final da celebração, cônego Wilson Mário de Morais, vigário geral, representando o clero arquidiocesano, acolheu o padre Cristian entre os membros do presbitério. Padre Leandro de Carvalho Raimundo, pároco da Paróquia São José, em Paraisópolis, agradeceu a presença dos clérigos, religiosos e cristãos leigos e a participação dos fiéis da sua comunidade paroquial na organização e realização da ordenação presbiteral do neo sacerdote, destacando que essa celebração é um momento importante para a diocesaneidade e sinodalidade na paróquia.


Padre Cristian agradeceu a todos que se envolveram com a realização da sua ordenação presbiteral. Destacou fatos importantes da sua história vocacional, agradecendo a todos que participaram do seu processo de discernimento vocacional. Para finalizar a celebração, convidou o arcebispo, clérigos, religiosos e os cristãos leigos para rezarem, diante da imagem de São José, a oração do Ano Vocacional.



Sua caminhada sacerdotal começa em Bueno Brandão


Foto de Caroline Catuzo

Temos a honra e alegria de ser a Paróquia que acolherá e acompanhará os primeiros passos dessa caminhada. Rezemos pela vocação do Padre Cristian e para que suscitem novas vocações, pois, "a messe é grande e os operários são poucos".




 

Texto sobre a Ordenação Presbiteral: Arquidiocese de Pouso Alegre

Fotos: Claudia Couto e Caroline Catuzo

bottom of page