Padre Marco Antônio: “Fui feito Ministro do Evangelho pela graça que Deus me concedeu” (cf. Ef 3,7)

15 anos de sacerdócio em 2022 🎉

Padre Marco Antônio dos Santos, natural de Bueno Brandão, foi ordenado presbítero em 20 de outubro de 2007 na Igreja Matriz do Bom Jesus com o lema “Fui feito Ministro do Evangelho pela graça que Deus me concedeu” (cf. Ef 3,7)

A caminhada até o presbiterado

O versículo escolhido como lema para sua Ordenação Presbiteral é o reconhecimento de que sua vocação é graça de Deus para ser partilhada com todos.

O Diácono Marco Antônio dos Santos nasceu no dia 26 de Abril de 1977 aqui mesmo em Bueno Brandão. Filho de Horácio Narciso dos Santos e de Jandira da Costa dos Santos, possui mais quatro irmãos: Maria José, Mario Sérgio, Luzia Aparecida (irmã de criação) e Maisa Sueli, reconhecendo em sua família a fonte de sua vocação. Teve o privilégio e a graça de nascer em uma família bastante religiosa com fé firme em Deus e atuantes na comunidade de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Boa Vista dos Crispins. Sempre que alguém pergunta a ele sobre a origem de sua vocação ele responde que ela veio do convívio familiar, que seus dons e sua vocação se desenvolveram a partir dos exemplos recebidos dentro de casa.

Desde cedo, o Diácono Marco Antônio demonstrou gosto e zelo pelas coisas ligadas a Igreja e a fé. Na sua comunidade, ainda pequeno, acompanhava nossos pais nas celebrações e encontros que acontecem até hoje em nossa comunidade e, especialmente acompanhava o nosso pai nos encontros de formação que sempre aconteciam em Bueno Brandão. Quando criança também participava com muito gosto e entusiasmo dos encontros de catequese. No seu tempo de catequizando, em nossa comunidade não havia Catequese, por isto, ele e mais algumas crianças precisam ir para uma outra comunidade para participar da Catequese (no Bairro Boa Vista dos Góis, município de Inconfidentes: suas catequistas foram Cleuza, Maria José e Zenaide, pessoas que para ele também contribuíram muito para a descoberta de sua vocação).

No dia 12 de Dezembro de 1989 fez a Primeira Eucaristia e o padre que realizou a celebração foi o Mons. Antônio Teodoro Tibúrcio que era pároco de Inconfidentes na época. No dia 09 de Janeiro de 1992 recebeu de Dom João Bergese o Sacramento da Crisma. A partir disto, em 1993, começou na sua comunidade um grupo de Catequese e acompanhou este grupo do inicio com a preparação para a Primeira Eucaristia até a Crisma.

Em 1996, após ter concluído o estudo da 8º série, deixou o Bairro Boa Vista dos Crispins e foi morar na cidade de Bueno Brandão para poder fazer o estudo colegial. Neste tempo participava do grupo de Jovens da paróquia, que na época se chamava Grupo Imagem, do qual o Diácono Omar era um dos coordenadores. Para ele foi um tempo muito rico que o ajudou perceber que ser Padre era sua vocação.

Em Outubro de 1998, procurou o Pe. Luiz César de Morais e apresentou a ele o seu desejo de conhecer e ingressar no Seminário. Padre César explicou todo o processo para ele, que ele precisaria fazer alguns encontros no seminário (encontros vocacionais) para que os formadores pudessem o conhecer. Em 1999 fez os encontros vocacionais nos meses de Março, Maio, Agosto e Outubro e em Janeiro de 2000 ingressou no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre.

No tempo em que morou em Bueno Brandão, participava com frequência das Missas e foi também catequista de uma turma de primeira Eucaristia em 1999.

Como seminarista o Diácono Marco Antônio sempre se mostrou uma pessoa muito feliz. Demonstrava sentimentos de quem estava no caminho certo e sempre com espírito de gratidão ao Seminário e aos padres formadores por tudo de bom que deles recebeu. É muito grato também ao padre José Raimundo pela acolhida, incentivo, apoio e ajuda nos sete anos em que ficou no Seminário e também agora na preparação para a Ordenação.

No Seminário, fez por três anos o curso de Filosofia (2000-2002) e por quatro anos estudou Teologia (2003-2006) na Faculdade Católica de Pouso Alegre. No dia 17 de fevereiro deste ano, pelas mãos de nosso Arcebispo Dom Ricardo Pedro, foi ordenado Diácono e exerce este ministério na Paróquia São João Batista, Bairro São João em Pouso Alegre. Um lugar que segundo ele o acolheu com todo carinho. Um povo acolhedor e fervoroso no trabalho pastoral e na Fé. A convivência com estas pessoas vem confirmar, segundo ele, a sua vocação que a partir do dia 20 de Outubro de 2007 será Padre Marco Antônio.

É um orgulho para nós que somos a sua família, ver um jovem assumir plenamente a sua vocação, a sua missão, sobretudo a sublime vocação Presbiteral, doando a sua vida para que outros possam conhecer também a beleza de ser cristão. Como família do Diácono Marco Antônio queremos desde já agradecer a todos pelas orações e por toda ajuda oferecida para que tudo possa correr bem no dia 20 de outubro.

Deus lhes pague.

Maria José dos Santos

Irmã do Diácono Marco Antônio

Texto publicado no informativo de outubro de 2007 (adaptado)