Padre Omar: "Hoje consagro-me totalmente a Ti, para que repartas contigo entre os irmãos."

15 anos de sacerdócio em 2022 🎉

Padre Omar Aparecido Silveira, natural de Bueno Brandão, foi ordenado presbítero em 20 de outubro de 2007 na Igreja Matriz do Bom Jesus com o lema "Hoje consagro-me totalmente a Ti, para que repartas contigo entre os irmãos."

A caminhada até o presbiterado

O Diácono Omar nasceu no dia 12 de setembro de 1975 em Ouro Fino, MG. É o último dos sete filhos do Senhor Narciso da Silveira e de Dona Leonor da Silveira. Foi batizado pelo Revmo. Pe. Otávio Lourenço Sant‘Ana no dia 05 de outubro do mesmo ano na Igreja Matriz do Bom Jesus em Bueno Brandão, onde também recebeu do Revmo. Pe. José Raimundo do Prado a sua Primeira Comunhão no dia 05 de dezembro de 1987 e foi crismado pelo Exmo. Revmo. Dom José D‘Ângelo Neto no dia 29 de dezembro de 1991.

Desde criança, muito dedicado aos estudos, iniciou seus estudos primários aos sete anos na Escola Estadual Secretário Olinto Orsini no ano de 1982 em Bueno Brandão; permanecendo nesta escola até o ano de 1983, pois, no ano seguinte, sua família mudava-se para o bairro da Boa Vista dos Vicentes, município de Bueno Brandão, onde foi matriculado na Escola Municipal Monsenhor Brito, permanecendo nesta até o ano de 1985. Ao voltar a morar novamente na cidade, concluiu seus estudos primários na “Escola Estadual Secretário Olinto Orsini”, no ano de 1988. Tem-se uma nova etapa na sua vida educacional, iniciando a fase ginasial no ano de 1990 na “Escola Estadual de Bueno Brandão” permanecendo nesta até o ano de 1992, pois, concluiu esta fase na “Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Rangel Pestana” em Amparo – SP no ano de 1994.

Regressando novamente a Bueno Brandão, inicia seu Ensino Médio no ano de 1996 na “Escola Estadual de Bueno Brandão” e após, concluir o primeiro ano do Ensino Médio matricula-se na “Escola Municipal Pe. Omar Muniz Ciryllo” no curso Normal (Magistério), formando-se no ano de 1998 como última turma do curso.

Durante toda a sua infância, já possuía um apreço pelas coisas de Deus, frequentava periodicamente as missas e assim, sendo também coroinha. Já na sua Juventude participou dos Grupos de Jovens da Pastoral da Juventude (PJ), fazendo parte da coordenação Setorial (Setor Mogi) e da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude. Foi com a experiência, formação e trabalho com a Pastoral da Juventude que ele foi percebendo os sinais do chamado de Deus a uma consagração total ao serviço do Reino.

Assim, o jovem Omar Aparecido Silveira como diz o Evangelho de Mateus: “Deixou seu Pai, sua mãe, seus irmãos e amigos” (Cf. 19, 29a) para discernir este chamado no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre. Ingressou no seminário no dia 12 de fevereiro de 2000. Cursando a filosofia até 2002, neste período exerceu suas atividades pastorais nas Paróquias de São Sebastião em Itapeva, MG (2000); na Comunidade Eclesial Nossa Senhora Aparecida (hoje Paróquia de Nossa Senhora Aparecida) Tocos do Mogi, MG (2001-2002) em 2003 iniciou os estudos teológicos, encerrando-os em 2006. Já nesta etapa, trabalhou nas seguintes Paróquias: Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí, MG (20032004). Santuário do Bom Jesus, em Córrego do Bom Jesus, MG (20052006). Nestes dois últimos anos, também auxiliou a Pastoral da Juventude da Arquidiocese como seminarista liberado pelo Seminário.

Durante sua vida formativa, reconhece que teve “altos e baixos” mas, com a ajuda da família da equipe formativa, de seus diretores espirituais e seus amigos de comunidade e de turma (aos quais é muito grato) sob superá-las e assim, continuar respondendo aos apelos do Senhor: “Vem e segue-me!”, percebendo que Deus sempre era muito presente em sua vida durante este tempo formativo (hoje recorda com saudade).

Nesta caminhada formativa foi adquirindo “bagagem” e conhecimento, no trabalho com o povo e na vida comunitária, capacitando-se para uma vida ministerial.

Foi admitido às Ordens Sacras no dia 09 de janeiro de 2005 no encontro de convivência do Seminário Arquidiocesano; no dia 08 de outubro do mesmo ano recebeu o Leitorato por ocasião da Festa das Famílias; e no dia 29 de maio de 2006 nas festividades da padroeira de nosso Seminário Nossa Senhora Auxiliadora, recebeu o Acolitato.

Ordenou-se diácono no dia 17 de fevereiro deste ano; juntamente com seus oito companheiros de caminhada e no dia 24 de fevereiro começou a exercer o seu ministério diaconal na Paróquia de São Benedito na cidade de Itajubá, MG. E no dia 20 de Outubro de 2007, pela Oração da Igreja e imposição das mãos do Exmo. Revmo. Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, Opraem, será ordenado Presbítero juntamente com o Diácono Marco Antônio às 10hs na Igreja Matriz do Bom Jesus, onde fará sua consagração total a Deus, para que possas ser partido entre os irmãos.

Peçamos a graça de Deus sobre este nosso irmão, filho de nossa terra. Para que Deus o consagre, abençoe e santifique este eleito, que ele possa sempre exercer com dignidade e entusiasmo este ministério, na Igreja de Jesus Cristo, sendo sinal e presença do Reino de Deus entre nós. Peçamos também a Sagrada Família, que continue derramando suas bênçãos sobre seus pais, irmãos e familiares pela doação que fizeram de seu filho e irmão a nós, Povo de Deus. Amém!

Texto publicado no informativo de outubro de 2007