"Chamou-me pela sua graça" (Gl 1,15)

A ordenação do padre Anderson na Igreja Matriz da Paróquia São José Operário, em Itajubá (MG). A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo de Pouso Alegre, Dom Majella.

Texto de arquidiocesepa.org.br (adaptado)

"Na noite de 25 de março de 2022, nos reunimos na Paróquia São José Operário, em Itajubá-MG, para testemunhar a caminhada vocacional que constrói a Igreja.

Deus chama a cada um, de forma pessoal e intransferível.

Assim como Jesus chamou os seus discípulos à beira do mar da Galiléia, Ele também passou nesta cidade e lançou um olhar profundo no coração do jovem Anderson, “chamando-o pela sua graça” (cf. Gl1,15).

Nascido no seio de uma família simples e religiosa, desde pequeno sentiu o chamado de Deus para a vida religiosa, principalmente através de uma vida ativa nesta comunidade paroquial. Depois de um profundo discernimento, ingressou no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora no dia 3 de fevereiro de 2012. Realizou os estudos filosóficos e teológicos em nossa Faculdade Católica entre os anos de 2013 a 2019, e seu labor pastoral em diversas paróquias de nossa Arquidiocese, bem como em algumas instituições como a APAC e Fazenda da Esperança, além de colaborar na Pastoral da Comunicação e na Pastoral Vocacional arquidiocesana. Terminado seu processo formativo no Seminário, foi designado para exercer o seu estágio pastoral na paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Andradas, e terminou sua síntese vocacional na Paróquia Bom Jesus, em Bueno Brandão.

Foi ordenado diácono em 28 de agosto de 2021, na Catedral Metropolitana, juntamente com os Diáconos Felipe, Julio e Rafael. Escolheu como lema para o ministério presbiteral a perícope de São Paulo aos Gálatas: “Chamou-me pela sua graça” (Gl 1, 15)."

Foto: Claudia Couto

Em sua homilia, Dom Majella ressaltou:

“(…) diácono Anderson, chegou o dia singular para você! Como bispo desta arquidiocese de Pouso Alegre, me sinto feliz por conferir-lhe a ordenação sacerdotal. Começará, assim, querido filho, a fazer parte do nosso presbitério, com os sacerdotes aqui presentes, diáconos, seus familiares e a comunidade paroquial desta paróquia de São José Operário, onde você, caro diácono, foi consagrado pela água do Batismo. Pelas mãos do diácono Ramon, hoje, cônego Ramon, presente aqui. Nesta paróquia, você foi catequizado. E, hoje, você vai se deitar no chão desta paróquia. Entregando toda sua vida para Deus. Podemos dizer que aqui é a sua Nazaré, onde a graça do Senhor chega até você com abundância. Querido diácono, agradeça ao Senhor, Deus Pai Eterno, pelo dom do seu sacerdócio, que enriquece a nossa Igreja Particular de Pouso Alegre e as comunidades cristãs no mundo inteiro”.

O Padre Anderson recebeu de seus padrinhos leigos Cristiano Fraga, Nair Franco e Raquel Carmen, a estola e a casula, sinais do serviço ao Povo de Deus. O revestiram os padrinhos eclesiásticos Pe. Arquimedes de Carvalho, Pe. Odair Lourenço e Pe. Júlio César Bernardes.

Lucélia Diniz e Maria Aparecida dos Reis entregaram o cálice com vinho e a patena com o pão, a oferta do Povo e o símbolo sagrado do seu novo ministério.

No dia em que celebramos a Solenidade da Anunciação do Senhor, rendemos graças a Deus, pelo sim generoso de Maria Santíssima e também pelo dom de mais um Presbítero.

É assim que nós celebramos, com o neo-sacerdote, Padre Anderson Ribeiro dos Santos, sua vida e vocação.

Fotos: Claudia Couto

Texto de arquidiocesepa.org.br e trechos da Celebração Eucarística de 25/03/2022.