Cheio do Espírito Santo

Arte: Luís Henrique Alves Pinto

No Antigo testamento a pessoa divina do Espírito Santo não é revelada com grande clareza e distinção, como tampouco as pessoas divinas do Pai e do Filho.

Mas há uma multidão de indícios e vestígios que a luz do Novo testamento aparecem como claras alusões ao Espírito de Amor.

A expressão hebraica Ruah Yavé traduzida como espírito de Deus, é muito significativa e traz algumas noções a respeito do Espírito Santo. Um importante sentido desta expressão faz referência ao Messias. As profecias do Antigo testamento dizem que o Salvador será possuído sem limites pelo Espírito de Deus, além disso, no tempo do Messias se produzirá uma intensa efusão do Espírito de Javé (Is 11, 1,ss; Is 42, 1; Zc 12, 10, etc.).

João Batista é o personagem que demarca a transição da Antiga para a Nova Aliança e serve de ponte entre o Antigo e o Novo Testamento, foi escolhido por Deus para preparar o caminho do Messias que é Jesus. Ao instruir os homens a respeito de Jesus o Batista reafirma essa realidade profética dizendo: “Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo” (Mc 1, 8). Para que ninguém tenha dúvidas sobre quem é o Messias, João Batista ainda declara: “Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo” (Jo 1, 33).

No dia em que Jesus foi ao Rio Jordão para ser batizado por João Batista, Ele se revelou como Messias/Salvador: “Enquanto todo o povo se fazia batizar e Jesus, depois de ser batizado, estava em oração, e o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele, em figura corpórea, como pomba. E do céu veio uma voz: ‘Tu és o meu Filho, em ti eu me agrado’” (Lc 3, 21-22). A Voz que vem do céu é a Voz do Pai, a pomba é o Espírito Santo e Jesus é o Filho que é eternamente amado pelo Pai. Aquilo que se realiza na eternidade adentra no tempo para que os homens possam reconhecer Jesus como o Messias. Deus é um só, mas não solitário Deus é Pai, Filho, Espírito Santo (CIC 253-254)! A manifestação do Messias no rio Jordão é também um “evento” Trinitário. Desde toda eternidade o Pai derrama o seu Amor (o Espírito Santo) sobre o Filho, Desde toda eternidade o Filho é cheio do Espírito Santo.

Jesus Cristo o homem/Deus é claramente revelado como Aquele que possui o Espírito Santo. Quis o Senhor que todo o seu ministério de salvação exercido publicamente, acontecesse após o seu batismo, isso se deu quando Jesus tinha cerca de trinta anos (Lc 3, 23). Seus ensinamentos públicos, as pregações, os milagres, sua livre entrega na Cruz, a ressureição, etc. Em fim todo seu ministério público se dá após esta clara manifestação de que é possuidor do Espírito Santo.

Jesus Cristo revela ao mundo quem é Deus e ao mesmo tempo revela ao mundo o que de fato é o homem. Se nós quisermos conhecer a Deus devemos conhecer Jesus, mas se quisermos conhecer o que verdadeiramente é o ser humano segundo o projeto de Deus precisamos olhar para Jesus Cristo. Por melhores que sejam as pessoas que caminham ao nosso redor elas são pecadoras e de certo modo exprimem o que é o ser humano de modo incompleto, o pecado “rebaixa” a humanidade, mas em Cristo há uma perfeita revelação do que é o ser humano.

Jesus o homem perfeito, nosso modelo de vida, se revela como aquele que é cheio do Espírito Santo! Aqui está o grande segredo para a vida feliz, para a vida realizada de todo ser humano: o “segredo” é ser sempre cheio do Espírito Santo!

Alegre-se, pois essa é a promessa do Pai a se cumprir todos os dias em nossas vidas. Enquanto caminhou nesta terra Jesus prometeu que não nos deixaria órfãos porque enviaria sobre nós o Espírito Santo (Jo 14,18-23); Quando apareceu ressuscitado mais uma vez reafirmou a promessa de que enviaria o Espírito Santo (At 1, 4-5). No dia de Pentecostes sua promessa se cumpre (At 2, 1-4) e o Espírito Santo é derramado sobre todo aquele que crê!

São Boaventura ensina que o Espírito Santo vem para onde é amado, para onde é convidado, para onde é esperado. Juntos com toda a Igreja clamemos diariamente e insistentemente: Vem Espírito Santo!

Leandro Benedito Ferreira

Analista de Sistemas e Pós Graduado em Filosofia da Educação