Província Eclesiástica emite orientações litúrgicas frente ao avanço do novo Coronavírus

Atualizado: 17 de jun. de 2020

A Província Eclesiástica de Pouso Alegre, formada pela arquidiocese de Pouso Alegre, pela diocese de Campanha e pela diocese de Guaxupé - Sul de Minas Gerais - em comunhão com a Igreja em todo o mundo e, no Brasil, na vivência quaresmal de "ver, se compadecer e cuidar" (CF 2020), está sempre comprometida com a defesa da vida - Dom e compromisso - e com o bem estar de cada pessoa.

A vida como dom precioso de Deus deve ser preservada e promovida em todas as suas etapas, daí unirmo-nos ao combate na disseminação do "Coronavírus, uma ameaça à saúde de centenas de pessoas em várias partes do mundo, tendo já chegado a nossa nação brasileira.

Como pastores preocupamo-nos e, assim, orientamos:

- que em nossas Missas e Celebrações evitemos o abraço da paz, mas busquemos fortalecer, ainda mais, o sincero sentimento de bem-querer em relação ao próximo;

- que na oração do Pai-Nosso, não unamos nossas mãos, mas cultivemos com mais intensidade o compromisso com a fraterna comunhão;

- que se receba a Sagrada Eucaristia nas mãos e não diretamente na boca, tendo todo o cuidado de comungar, respeitosamente, diante do ministro e não se deslocar com a Hóstia consagrada na mão;

- que seja suprimido o uso da água benta às portas das igrejas;

- que sejam arejados os locais de reuniões e celebrações, através do uso de ventiladores e pela abertura de portas e janelas.

Solicitamos aos sacerdotes, aos diversos ministros e às nossas lideranças, que favoreçam ao máximo em suas comunidades essas nossas orientações "para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10,10).

Que o Senhor Deus nos proteja e guarde a todos.

Pouso Alegre, 28 de fevereiro de 2020

Dom José Luiz Majella Delgado - C.Ss.R. (Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre)

Dom Pedro Cunha Cruz (Bispo diocesano de Campanha)

Dom José Lanza Neto (Bispo diocesano de Guaxupé)