Testemunho e perseverança diante da provação

Jesus sempre foi bastante claro quanto aos desafios que nós deveríamos enfrentar em nossas vidas. “No mundo tereis aflições”, “Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos”, “Atenção para que ninguém vos engane”, são alguns exemplos de alertas proclamados por Jesus aos seus discípulos. Contudo, a exortação de Cristo sempre é acompanhada da esperança da Sua presença, e da certeza da vitória que Ele mesmo conquistou de antemão para cada um de nós.

A dificuldade humana do tempo presente encontra sentido na Cruz de Cristo. A Cruz é a fonte do poder para suportar todos os problemas, e superar a limitação da nossa natureza enfraquecida pelo pecado: “Com efeito, a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem, mas para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus” (1Cor 1,18). Ora, é em Jesus que encontramos força para perseverar e dar testemunho da nossa fé em todas as circunstâncias.

A alienação religiosa, e a aversão à fé Cristã têm produzido efeitos terríveis na humanidade. A dificuldade para encarar momentos controversos, talvez seja o resultado mais desastroso que é possível observar na sociedade contemporânea. Homens e mulheres, de todas as idades, incapazes de enfrentar a “dureza da vida”. Impossibilitados de enxergar para além dos desafios que os são propostos, pois estão envoltos em um círculo vicioso de pecado que os enfraquece, minando a capacidade de olhar com os óculos da fé para uma situação cotidiana de dificuldade, e de assumir as palavras de esperança propostas por Jesus, já tão distante dos corações.

Jesus alerta as multidões sobre o que enfrentariam até a sua segunda vinda: “Antes de tudo isso, porém, hão de vos prender, de vos perseguir, de vos entregar as sinagogas e às prisões, de vos conduzir a reis e governadores por causa do meu nome, e isso vos será ocasião de testemunho” (Lc 21, 12-13). A dificuldade da vida para o Cristão não é motivo para desanimar, ou abandonar a fé. Ao contrário, é motivo para testemunhar as maravilhas que o Filho de Deus realizou em nosso meio, e desta forma, atrair os descrentes para mais próximo de Deus.

O convite é testemunhar oportuna e inoportunamente, como afirma São Paulo a Timóteo. Neste contexto, o momento da dor do Cristão é um momento oportuníssimo para o anúncio do Evangelho e para a adesão ao Cordeiro de Deus. Como consequência de uma fé provada pelo fogo da adversidade, alcançaremos força para permanecer no caminho indicado por Jesus. Neste caminho de perseverança encontraremos o verdadeiro sustento e a manutenção da nossa vida: “É pela perseverança que mantereis as vossas vidas” (Lc 21,18).

Somente ao encontrar o autor e fonte da vida, Jesus Cristo, e caminharmos com Ele, poderemos manter o gozo da vida plena oferecida no projeto Divino. A vida com sabor e sentido que somente Deus é capaz de presentear a cada um de nós, só pode ser experimentada por aquele que permanece no barco, apesar de todas as tempestades e ventos contrários.

O mesmo Espírito Santo que conduziu Jesus para o deserto é o Espírito que nos sustenta e nos impulsiona a anunciar o nome de Cristo e a perseverar até o fim. Peçamos a Graça de permanecer em Jerusalém, ao redor do altar do Senhor. E se vacilarmos querendo fugir para Emaús, que Jesus nos alcance pelo caminho e nos recorde o porquê confiamos Nele e o seguimos.

Odilon de Castro Lucas

Renovação Carismática Católica de Bueno Brandão