Materiais para o Tríduo do Catequista 2020

Neste ano, devido o momento que vivemos, a Pastoral de Animação Bíblico Catequética da Arquidiocese de Pouso Alegre preparou materiais para a celebração do Dia do Catequista em forma de tríduo, comemorando essa data tão importante para nossas comunidades.

Baixe os materiais para celebrar em casa:

1º Dia do Tríduo do Catequista 2020
Download DOCX • 1.82MB
2º Dia do Tríduo do Catequista 2020
Download DOCX • 1.74MB
3º Dia do Tríduo do Catequista 2020
Download DOCX • 1.76MB
Carta aos Catequistas - Dia do Catequist
.
Download • 1.73MB

Mensagem da CNBB

Leia a carta da Arquidiocese de Pouso Alegre na íntegra:

“(...) E, depois do fogo, ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. Ouvindo isso, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta” (1Rs 19,13).

Queridos(as) catequistas da Arquidiocese de Pouso Alegre,

Saúde e Paz!

No mês de agosto em que a Igreja no Brasil faz memória e reza pelas vocações, temos a alegria de celebrar e reavivar nossa vocação como Catequistas do Reino. Sim. Trata-se de uma sublime vocação ao qual o Senhor nos chamou. Ninguém nasce catequista, mas faz-se catequista por amor Àquele que nos chamou e enviou.

Feliz a comunidade que valoriza, incentiva e reza por seus catequistas. Ela terá sempre a esperança de se renovar e de manter vivo o mandato do Senhor: “Ide, portanto, e fazei todos discípulos meus, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 20,19).

Deus seja louvado pelo seu SIM e por sua admirável disponibilidade. Acreditamos que este ano devemos agradecer mais ainda ao Senhor da messe que, vem nos fortalecendo e confirmando nossa vocação em meio a tempos de incertezas e de provações. A catequese teve de se reinventar para “driblar” o isolamento social e continuar mantendo contato, mesmo de longe com seus catequizandos. Abrimos mão do que nos é mais caro: o encontro, o toque, o abraço, a fraterna experiência de estar junto. Contudo, os muitos aprendizados que temos colhido neste ano em especial, vêm confirmar-nos o que há muito já insistíamos: “os catequistas não são só transmissores de conhecimentos, pois o nosso tesouro está na experiência, no encontro pessoal com a pessoa de Jesus Cristo”. Felizes daqueles que compreenderam esta lição!

Outro valioso aprendizado destes tempos (que na verdade, também já há tempos lembramos) é a importância da catequese familiar. Com mais tempo em casa e com a família, esta teve a oportunidade de assumir sua primeira vocação: ser Igreja doméstica. Feliz da família que nestes tempos sombrios, deixou que a Luz de Deus trouxesse paz e esperança. Definitivamente os pais são os primeiros catequistas de seus filhos(as).

Enfim, Deus tem nos ajudado a enfrentar estes e outros desafios, abrindo nossos olhos para enxergar que, a exemplo do profeta Elias, precisamos nos desfazer de nossas falsas seguranças, calar o coração, voltar ao essencial e renovar nossa confiança Naquele que nos chamou. Esta iniciativa gerará em nós a tão sonhada perseverança.

A Equipe Arquidiocesana de Catequese (em todas as suas etapas) vêm lhe agradecer pela sua coragem de assumir tão desafiadora, mas também tão empolgante missão. Nestes tempos em que aprendemos o quão importante e quanta falta nos faz um caloroso abraço, gostaríamos de abraça-los e mais uma vez lhes dizer: MUITO OBRIGADO!

Seguirá para você 3 arquivos com um roteiro para oração pessoal, perfazendo um tríduo para o dia do catequista. Já que este ano não poderemos nos encontrar para confraternizar e estarmos juntos, disponibilizamos um roteiro elaborado pela Diocese da Campanha e que gentilmente nos foi partilhado. Faça bom uso! Partilhe com os demais catequistas. Reze a sua vocação!

Parabéns, catequista, pelo seu dia! Conte sempre com nossas orações e apoio.

Pouso Alegre, 30 de agosto de 2020.

Equipe Arquidiocesana de Animação Bíblico Catequética