O chamado vocacional na vida de uma pessoa se dá em sua realidade concreta e encarnada. Deus chama a cada um de nós no cotidiano da vida e nos reenvia a esse mesmo lugar para vivermos nossa vocação através da vida compartilhada.
Assim se deu com Josué, filho de Num, em um determinado momento da história do povo de Israel, enquanto atravessava o deserto rumo à terra prometida, depois da libertação do Egito. Nesse momento histórico concreto, Josué é convocado a dar um passo a mais na sua vocação à liderança: assumir a condução desse mesmo povo, após a morte de Moisés. Relatos bíblicos nos ajudam a afirmar que Josué era reconhecido como um líder corajoso e homem de fé. Foi o sucessor de Moisés na liderança do povo de Israel durante a conquista da terra prometida.
Desde jovem serviu como auxiliar de Moisés, e com ele, aprendeu a ser um bom líder e um adorador fiel a Deus. Aqui, o que de mais interessante gostaríamos de destacar é o fato de que Josué, mesmo já sendo reconhecido como um homem de Fé e líder exemplar, teve da parte de Deus uma cuidadosa confirmação da sua missão. Deus vai até ele e dirige-lhe palavras de força, confiança e fé. “Após a morte de Moisés, servo do Senhor, o Senhor disse a Josué, filho de num assistente de Moisés: meu servo Moisés morreu.
Vamos, agora! Passa o Jordão, tu e todo o povo, e entra na terra que dou aos filhos de Israel (....) Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei. Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei dar a seus pais. Tem ânimo e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo te prescreveu Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas a suas empresas (...) Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores”(Js1,1-9).
Nos dias de hoje, também nós precisamos estar atentos à postura desse Deus que continua a nos chamar na vida real e concreta, pedindo que sejamos firmes, fiéis e corajosos, pois, como Esteves com Moisés e com Josué, igualmente estará conosco!
Autor: Pe. Jean Fábio Santana, SJ
Comments