Vocação: um só chamado e muitas respostas

O convite é de aprofundarmos o sentido da vocação como chamado especial de Deus à nossa

realização plena enquanto pessoa humana.

Essa é nossa vocação por excelência, o chamado de Deus a toda humanidade. Um é o chamado

divino e diversas são as formas de responder, de modo generoso e gratuito, ao convite que o Senhor

nos dirige no aqui e agora da história. É essa a diversidade de dons e carismas que enriquecem o nosso caminho como seguidores e seguidoras de Jesus. No novo Testamento Jerusalém apresenta-se, ao mesmo tempo, como lugar onde se manifesta a diversidade daqueles que se dispõem a seguir o mestre e também como onde todo aquele que se coloca no caminho do seguimento deve confrontar-se consigo mesmo, enfrentar sua própria realidade, seus medos e inquietações para assumir uma resposta autentica.

Isso significa colocar os dons e talentos a serviço da Igreja como caminho para a promoção do Reino de Deus. Os carismas são dons que permitem ao cristão a realização de sua missão específica por meio dos diferentes ministérios/serviços. Há na Igreja várias maneiras de aplicá-los a serviço (cf. 1 Cor 12,1ss). Por exemplo:

A Vida Religiosa é uma vocação na Igreja que testemunha o seguimento radical de Jesus Cristo pela vivencia da fraternidade e dos conselhos evangélicos (castidade, pobreza e obediência).

A Vocação Sacerdotal, pelo exercício do ministério ordenado, quer ser sinal de Deus no mundo pelo testemunho na missão de pastorear e colaborar com a edificação da Igreja.

A Vocação Laical manifesta-se pela participação ativa e consciente na vida da comunidade cristã, pela vivencia do compromisso batismal.

Nas diferentes formas de resposta ao chamado divino, seguir Jesus, significa despojar-se de tudo aquilo que impede o verdadeiro discípulo de fazer o caminho. Por isso, aqui, como seguidores de Jesus de Nazaré, somos chamados a acolher a diversidades de respostas e fazer a experiência de construir caminho junto a Jesus, acolhendo a Boa Nova como dom que se manifesta na grande diversidade de respostas ao convite de Jesus. Um só é o chamado e muitas são as formas de responder à voz de Jesus que diz: “Vem e segue-me” , chamando-nos a fazer caminho junto a Ele.

Vocação: um só chamado e muitas respostas!

Autor: Ir. Maicon Donizete Andrade Silva, fms.