Vocação cristã, servir os mais excluídos

Para tratarmos da vocação cristã num dos seus elementos mais preciosos, o serviço aos mais necessitados, vamos aprofundar um evento interessante e bastante intrigante da história de Jesus de Nazaré, que é a “mulher cananeia”, narrada por Mateus. (Mt15,21-28). Revela-se aqui no texto o sentido mais profundo da vocação de Jesus, que é o espelho de todas as vocações humanas: servir os mais necessitados.

O Messias verdadeiro viera não apenas para as “ovelhas perdidas da casa de Israel”, mesmo porque muitos o rejeitaram, mas também para os “cachorrinhos que estavam buscando migalhas sob a mesa”.

Onde há uma dor, Jesus se faz presente como em todas as situações de angústias, sofrimentos e injustiças, e atua sempre profética e corajosamente.

A vocação crista prioriza os mais carentes de atenção, bens materiais e com maior urgência de cuidados.

A mulher cananeia, estrangeira, representa os mais excluídos dos bens sociais e religiosos e que clamam pela misericórdia dos cristãos. A vocação de Jesus indica que todos os povos são chamados para a redenção. Tantas vezes passamos longo tempo e realizamos tantas iniciativas entre os “convertidos e descuidados das comunidades” e não levantamos o olhar para os mais distantes e afastados. É preciso ter coragem para navegar em águas mais profundas. Os sacerdotes, os consagrados e todos os leigos devem se tornar forças vivas para caminhar ao encontro dos mais distantes de nosso círculo de evangelização.

As migalhas serviam para a mulher cananeia, enquanto para os fiéis do templo eram necessários ritos complexos, vestes exageradas e vasos sagrados ostensivos. Deus espera de nós mais simplicidade, tanto para servir como para viver uma espiritualidade fecunda. A excelência da vocação cristã, em todos os seus níveis, é servir toda humanidade e evangelizar todos os povos, para que sejam irmanados na fé e na fraternidade.

Cristo aponta para nós o caminho da vocação universal. Que tenhamos sacerdotes, religiosos e leigos decididos a caminhar na mesma direção de Jesus e seremos herdeiros de uma verdadeira vocação, que é o chamado de Cristo para cultivar e fecundar no mundo o Reino de Deus.

Autor: Prof. João H. Hansen e Pe. Antônio S. Bogaz